quinta-feira, abril 30, 2009

Notas breves.

Maria,

Citando o velho Georgie - Here comes the sun:). E nem a pipa de trabalho à espera no fim-de-semana me impedirá de visitar a beira-rio e espojado num dos bancos meditar sobre a realidade do país:

1 - O Engenheiro Sócrates - não confundir com o visado no último sucesso dos Xutos... - pediu desculpa! O PS utilizou eleitoralmente criancinhas que só deviam ser utilizadas eleitoralmente pelo Governo. Presumo que o Secretário-Geral do Partido estava a pedir desculpa aos cachopos, às famílias e... ao Primeiro-Ministro!

2 - Os media tentam, solícitos, ajudar a cruzada de uma jovem que não consegue arrebanhar sócias para o seu clube de virgens. A solidão é tal que a moça já prescinde do cavalo branco e aceita que o príncipe encantado chegue de carro da mesma cor.

3 - Manuela Ferreira Leite aceita mas não aceita um Governo do Bloco Central. Há quem diga que o PS está no polo oposto: não aceita mas aceita.

4 - Um jogador de futebol do Real Madrid deu um pontapé num adversário, um soco noutro e insultou toda a equipa de arbitragem. Apanhou dez jogos. Pelo menos um responsável da Federação Portuguesa de Futebol - além do clube, claro! - considera o castigo exagerado. E é coerente, afinal a mesma Federação branqueou uma agressão do ex-seleccionador, nesse momento pouco inspirado pela Senhora de Fátima ou de Caravaggio.

5 - De uma forma insuportavelmente snob, o vírus da gripe suíno/mexicana ainda não se dignou a poisar em Portugal. Diz-se que confrontado pelo nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros respondeu, surpreso, ofendido e iberista, já ter polvilhado a Andaluzia.

6 - D. Nuno Álvares Pereira foi santificado por um milagre oftalmológico em Vila Franca de Xira. De forma não menos miraculosa, a inauguração da ressuscitada Praça Oliveira Salazar em Santa Comba calhou no dia 25 de Abril...

7 - O país continua parado em velocidade de cruzeiro. Com excepção do desemprego...

terça-feira, abril 28, 2009

Confessionário.

Maria,

Que exagero! - "és o meu pecado:(".
Mas enfim, pelo menos aceita a cunha deste agnóstico e faz dele - e nele... - a tua penitência:).

quinta-feira, abril 23, 2009

Dizem que é uma espécie de coerência:).

No mesmo dia, duas pessoas me referiram ter visto o Sexualidades na RTP-Memória por volta das duas da manhã. E eu sorri. Se é verdade, dezoito anos não chegaram para acabar o desterro em horário de filme pornográfico. Talvez se mostrasse mulheres nuas ou sentimentos em carne viva pudesse aspirar a um cantinho ao fim da tarde...

segunda-feira, abril 20, 2009

Infecciosos...

Mais uma sala, mais uma audiência, mais uma sessão, masi uma voltinha, como nos carros de choque da minha infância:). Mas esta em Arouca, com o Manel Sobrinho Simões a meu lado e dentro de mim a deliciosa confirmação de que continuamos a divertir-nos como garotos quando "actuamos" juntos. O resto do fim-de-semana passado à mesa e por montes e vales, "anda Vaz!", desafia o maroto, bem mais habituado aquelas andanças. E sobretudo o enorme privilégio de termos connosco os filhos, quase trinta anos depois de ali também nos juntarmos, tinham eles a idade dos netos que correm hoje pelo jardim. Os Vazes e os Simões vêm de longe e a continuidade da tribo está assegurada. Os dois patriarcas vêem-nos na primeira fila, segredando maroteiras acerca dos seus velhotes, e saboreiam a pacificação que permite um riso mais aberto do que nunca - a nossa cumplicidade contagiou-os:).

segunda-feira, abril 13, 2009

Como teria sido?

Maria,

Páscoa de agnóstico: texto esboçado, saudades de Cantelães, vingança no cabrito. Velho hábito de solitário, a televisão em fundo. A vida de um Cristo "adolescente", quase maroto perante o espanto provocado pelo seu poder. Dei comigo a pensar uma heresia - que pena ter aquele magnífico filho de um homem decidido ser necessário morrer para lavar um pecado transmitido geneticamente e que Agostinho amarraria ao sexo. Quão melhor teria sido vê-lo pregar durante longos anos o amor ao próximo, escutar as mulheres, expulsar os vendilhões; rir. Tê-lo-iam morto de qualquer maneira? Provavelmente. Mas ninguém o poderia invocar para defender uma visão do mundo baseada na culpa inata, no vale de lágrimas que conduz à beatitude post-mortem, nos milhares de páginas escritas por homens de negro assombrados pelo desejo do mundo nos seus conventos.
Preferia que tivesse vivido e não morrido por nós... Mas que sei eu?

terça-feira, abril 07, 2009

Fora das quatro linhas:).

A(lguma) lucidez é um vício doloroso. Aconteceu-me ao longo da vida suspirar pelas certezas de mecanismos de defesa psicológicos conseguidos. Mas lembro um dos meus professores, há mais de trinta anos: "A sublimação é um mecanismo de defesa. Socialmente aceite e útil, mas um mecanismo de defesa." Tomaria a liberdade de alargar o conceito: a eficácia ansiolítica de um processo psicológico não impede que traduza sempre uma desesperada, ainda que inconsciente, fuga aos espelhos. Quanto a mim, prefiro tentar sobreviver-lhes...

Com inveja, mas sem hipocrisia:).

Parabéns ao Futebol Clube do Porto, que merecia ter ganho o jogo. Como cresceu a equipa desde Outubro/Novembro! Que me seja permitido destacar Cissokho, o miúdo tornou-se um veterano em poucos meses. Na minha opinião, apenas Liverpool e Barcelona podem bater o FCP. Atendendo a que estão na outra metade do sorteio..., cheira a final que tresanda:).